domingo, 7 de dezembro de 2014

Capacitor

Um capacitor, ou condensador, é constituído por dois condutores isolados (as armaduras), um com carga positiva e outro com carga negativa, dis-postos em paralelo e separados por um material isolante (ou dielétrico). 
Utiliza-se como material dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos, o vidro, a parafina ou mesmo o ar.Discuta com seu tutor sobre as vantagens do uso dos diversos dielétricos existentes nos capacitores e dê exemplos de situações de uso em que cada tipo é mais apropriado. 
O capacitor é um dispositivo muito usado em circuitos elétricos por ter a característica de armazenar cargas elétricas, ou seja, energia eletrostática.Mídias integradas: 
Dielétrico
Dielétrico é uma substância 
isolante que possui alta capaci-dade de resistência ao fluxo de corrente elétrica.
 Elementos do circuito elétrico 
O capacitor, dependendo da sua característica de construção, pode ser plano, cilíndrico, esférico, etc. 


A capacidade de armazenamento de cargas é chamada de capacitância, o símbolo que representa essa grandeza é a letra C, e a unidade de medida é o farad (F).
A capacitância de um capacitor é definida como a quantidade de cargas por 
unidade de tensão elétrica:
Onde:
C = capacitância medida em farad (F)
Q= quantidade cargas elétricas medida em coulomb (C)
V= tensão medida em volts (V)
1 farad = 1 coulomb/1 volt
A capacitância do capacitor independe da quantidade de cargas disponí-veis ou da tensão aplicada. Ela depende exclusivamente da estrutura e di-mensões do capacitor.
A unidade de medida farad 
foi criada em homenagem a 
Michael Faraday, um físico e 
químico britânico, considerado 
um dos cientistas mais influentes 
de todos os tempos. Para saber 
mais, acesse o link
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Michael_Faraday

Onde:
C = capacitância medida em farad (F)
ε= constante do dielétrico utilizado entre as armaduras (placas)
A = área das armaduras (placas) medida em metros quadrados (m
)
d= distância entre as armaduras (placas) medida em metros (m)
Comercialmente, os valores das capacitâncias variam, em geral, de 1 pF a 1  μF.
Os capacitores são largamente usados em circuitos eletrônicos, onde em geral eles têm a função de acumular energia e usá-la em um momento adequado, como por exemplo, para ligar o flash de uma câmera fotográfica.

O funcionamento do capacitor se dá a partir de sua carga, por meio de uma fonte de tensão ou bateria, que irá carregá-lo com energia eletrostática. As-sim que o capacitor está completamente carregado, cessa a corrente elétrica 
que está levando energia para ele. O processo de carga do capacitor se assemelha ao processo de encher uma garrafa na torneira, assim que a garrafa está completamente cheia, a torneira deve ser desligada.
Assim como os resistores, os capacitores podem ser de valores fixos ou vari-áveis e também possuem código de cores, além de um código alfanumérico, para determinação de sua capacitância.
Num circuito elétrico, a tensão do capacitor depende do histórico da corrente do capacitor. Podemos dizer que o capacitor tem memória. Dessa forma, a corrente num capacitor é obtida a partir da derivação equação da capacitância:
q = Cv
dq
dt
dv
dt
= C
A constante dielétrica do vácuo é igual a 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário