Trabalho de Eletricidade | |||||
|
|||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
INTRODUÇÃO
De uma
maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos
que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem
outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes
dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores,
diodos, receptores e etc.
Pelo
circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode
ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de
carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de
maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de
elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de
potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a
se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade).
Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao
sentido de movimento dos elétrons.
Matematicamente
a intensidade de corrente elétrica é definida por:
I = V/R
Convencionou-se
a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i.
A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar
a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica
é medida em Volts (V).
Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam
pela equação:
V= RxI
A maioria
dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamados de
resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que
obedece ao gráfico a seguir:
Existem
diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de
carvão (utilizados no experimento) que se identificam por um código
de cores que é conhecido comercialmente. A resistência é medida em
ohms (Ω).
Os
resistores podem ser associados de diferentes formas:
- SÉRIE:
Na
associação de resistores em série, dois ou mais resistores são
ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste
tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da
associação é a mesma. Neste tipo de associação, a resistência
equivalente é sempre maior que qualquer das resistências
individuais. Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente
através da equação:
- PARALELO
Na
associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são
ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de
associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é
diferente (1ª Lei de Kirschoff).
Tensão e
intensidade de corrente elétrica podem ser mensuradas. A tensão é
medida com o voltímetro e intensidade de corrente elétrica é
medida com o amperímetro. Cada um dos aparelhos tem sua
peculiaridade e posição para serem montados no circuito. O
amperímetro deve ser ligado em série. Por esse motivo, um
amperímetro ideal deve ter resistência interna nula. O voltímetro
deve ser ligado em paralelo. Aliado a esse motivo, concluiu-se que um
voltímetro ideal deve apresentar resistência interna infinita.
RESUMO
O presente
experimento consiste na abordagem dos elementos básicos de circuitos
elétricos, bem como na montagem de um circuito elétrico simples em
que foi empregado o uso de uma placa protoboard,resistores de carvão,
pilhas e fios condutores. O circuito contém associações em série
e em paralelo dos resistores constituintes do circuito. Após a
montagem do circuito, foram realizadas várias medições das tensões
existentes no circuito e das correntes presentes nos nós. Com o
intuito de analisar os valores obtidos experimentalmente assim como
os valores teóricos obtidos através de equações matemáticas,
montaram-se duas tabelas com os parâmetros físicos analisados com
seus respectivos valores. Após a construção das tabelas foi
possível realizar uma análise criteriosa dos dados, verificando
assim as possíveis diferenças entre os valores experimentais e
teóricos, possibilitando tirar conclusões a respeito dos valores
experimentais e teóricos.
MATERIAIS
E MÉTODOS
Neste
experimento foram utilizados os seguintes materiais:
> Uma
placa protoboard;
>Uma fonte de 12 volts e uma de 9 volts;
>12 resistores de carvão com resistência de 1KΩ a 470KΩ
>03 leds vermelho e 3 leds verde,
>Fios
condutores encapados;
>Um
multimetro: e etec.
Roteiro para
realização do trabalho
Este roteiro possui
orientações para a correta execução deste trabalho prático
Objetivos:
a)
Verificar o funcionamento do voltímetro e sua conexão ao circuito;
b) Verificar o
funcionamento do amperímetro e sua conexão ao circuito;
c) Verificar o
funcionamento do ohmimetro ;
d) Verificar
teoricamente e experimentalmente a Lei de Ohm;
e) Verificar
teoricamente e experimentalmente as leis de kirchhoff
O trabalho
consiste em:
„h Montar os
circuitos abaixo no protoboard
„h Medir com o
multímetros os valores ôhmicos, tensão e corrente conforme as
tabelas abaixo
„h Fazer os
cálculos propostos dos circuitos abaixo e preencher as tabelas
„h
Gravar
vídeos das práticas realizadas
„h
Escrever
o relatório do trabalho proposto
Materiais
necessários
„h Fonte DC – (
você poderá utilizar um carregador de celular ou um eliminador de
pilha)
„h Multímetro
digital;
„h Protoboard;
„h Resistores de
diversos valores. ( no mínimo 12 resistores de vários valores ,
Exemplos 10, 20, 47,
68, 100, 220, 470 ohms; 1k, 4,7k 10k, 52k, 100k ohms,
Atenção e
necessário resistores com de potência de 1/4 de watts, 1/2 watts, 2
watts (totalizando 15 resistores – 4 de cada potência)
„h 3 Led’s de
auto brilho de 5mm ( qualquer cor)
„h 3 Led’s
difuso de 5mm ( qualquer cor)
Procedimentos
CÁLCULO DE ERRO
Quando precisamos
calcular a diferença percentual (erro) entre um valor medido e um
valor teórico, utilizamos a seguinte expressão:
ERRO % = Valor
Medido – Valor teórico X 100
Valor Teórico
Se o resultado
obtido for negativo, significa que o valor medido é menor que o
valor teórico, logo, Se o resultado da expressão for positivo,
significa que o valor medido é maior que o valor teórico.
Lembre-se: a
resposta do cálculo de erro é em [ % ].
I. Tabela de
resistores
Com os seus
resistores preencha a tabela abaixo medindo cada resistor e
verificando o código de cores,
Os valores dos
resistores devem ser inseridos na tabela em ordem crescente, portanto
R1 será o resistor com menor valor ôhmico e o resistor R12 o maior.
|
Valor
nominal
|
Cores
|
Valor
medido
|
Erro
(%)
|
Potência
|
R1
|
1KΩ
|
Marrom,preto,vermelho
e dourado
|
990Ω
|
1,00%
|
|
R2
|
1,5KΩ
|
Marrom,
verde, vermelho e dourado
|
1,45kΩ
|
2,00%
|
|
R3
|
2,2KΩ
|
Vermelho,vermelho,vermelho
e dourado
|
2,1
kΩ
|
5,00%
|
|
R4
|
2,7kΩ
|
Vermelho,
violeta, vermelho e dourado
|
2,6
KΩ
|
5,00%
|
|
R5
|
3,3kΩ
|
Laranja,laranja,
vermelho e prata
|
3kΩ
|
10,00%
|
|
R6
|
4,7kΩ
|
Amarelo,
violeta, vermelho e dourado
|
4.5kΩ
|
2,00%
|
|
R7
|
5,6kΩ
|
Verde,
azul, vermelho e dourado
|
5,7kΩ
|
1,00%
|
|
R8
|
10kΩ
|
Marrom,
preto, laranja e dourado
|
9,98kΩ
|
2,00%
|
|
R9
|
22kΩ
|
Vermelho,
vermelho, laranja e dourado
|
21,6kΩ
|
4,00%
|
|
R10
|
47kΩ
|
Amarelo,
violeta, laranja e dourado
|
46kΩ
|
2,00%
|
|
R11
|
53kΩ
|
Verde,
laranja, laranja e ouro
|
52
KΩ
|
3,00%
|
|
R12
|
10MΩ
|
Marrom,
preto, azul e prata
|
9,9MΩ
|
10,00%
|
|
II. 1º circuito
- circuito serie
De
posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no
protoboard e preencha a tabela de resposta do 1º circuito abaixo.
Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de
tensão nos resistores R1 e R3.
Tabela 2
|
Valor
medido
|
Valor
Calculado
|
Erro
(%)
|
V
fonte
|
7,4
volts
|
7,4V
|
|
I
total
|
104μA
|
111μA
|
|
VR1
|
0,15
volts
|
0,165volts
|
|
VR2
|
0,47
volts
|
0,525volts
|
|
VR3
|
1,0
volts
|
1,11volts
|
|
VR4
|
5,63volts
|
5,3volts
|
|
IR1
|
104μA
|
111μA
|
|
IR2
|
104μA
|
111μA
|
|
IR3
|
104μA
|
111μA
|
|
IR4
|
104μA
|
111μA
|
|
RTotal
|
71KΩ
|
71,2kΩ
|
|
III.
2º circuito - circuito paralelo
De posse dos
resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e
preencha a tabela de resposta do 2º circuito abaixo. Atenção faça
todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de
tensão no resistor R7.
R7=1500Ω,R6=4700Ω,
R8=10kΩ e R5= 47kΩ
|
Valor
medido
|
Valor
calculado
|
Erro
(%)
|
Vfonte
|
6,93volts
|
6,93mA
|
|
Itotal
|
6,93mA
|
6,94mA
|
|
VR7
|
6,93volts
|
6,93volts
|
|
VR6
|
6,93volts
|
6,93volts
|
|
VR8
|
6,93volts
|
6,93volts
|
|
VR5
|
6,93volts
|
6,93volts
|
|
IR7
|
4,615mA
|
4,612mA
|
|
IR6
|
1,475mA
|
1,46mA
|
|
IR8
|
0,692mA
|
0,693mA
|
|
IR5
|
0,146mA
|
0,147mA
|
|
RTotal
|
984Ω
|
999Ω
|
|
IV. 3º circuito
- circuito misto
De
posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no
protoboard e preencha a tabela de resposta do 3º circuito abaixo.
Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de
tensão nos resistores R2 e R5.
|
Valor
Medido
|
Valor
Calculado
|
Erro(%
|
Vfonte
|
12v
|
|
|
Itotal
|
437µA
|
|
|
VR5
|
850mV
|
|
|
VR6
|
850mV
|
|
|
VR1
|
438mV
|
|
|
VR7
|
10,05V
|
|
|
VR8
|
1,5V
|
|
|
VR9
|
1,5V
|
|
|
VR10
|
7,4V
|
|
|
VR3
|
433mV
|
|
|
VR4
|
696mV
|
|
|
VR2
|
657mV
|
|
|
IR5
|
|
|
|
IR6
|
|
|
|
IR1
|
|
|
|
IR7
|
|
|
|
IR8
|
|
|
|
IR9
|
|
|
|
IR10
|
|
|
|
IR3
|
|
|
|
IR4
|
|
|
|
IR2
|
|
|
|
RTOTAL
|
27,37KΩ
|
|
|
V. 4º circuito -
circuito led
Para
ligar um LED correctamente temos de seguir as especificações de
polaridade e ligar uma resistência em série, caso contrario o led
irá queimar instantaneamente, então deve-se calcular o valor da
resistência. Para determinar o valor deste resistor é fácil. Basta
subtrair da tensão de alimentação (V), a tensão sobre o LED
(Vled) e dividir o resultado pela corrente que dê um bom brilho (20
mA = 0,02 A). A tensão do LED vermelho é 1,7 V, amarelo = 2 V e
verde = 2,1 V. veja a tabela abaixo:
|
Circuito
– 4a
|
Valor
medido
|
Valor
calculado
|
Erro
(%)
|
Vfonte
|
7,04
volts
|
7,04
volts
|
|
ITotal
|
30mA
|
20
mA
|
|
R
|
1kΩ
|
245Ω
|
|
VR
|
4,46
volts
|
6,8
volts
|
|
VLed
|
2,5volts
|
2,1volts
|
|
IR
|
28mA
|
28mA
|
|
ILed
|
22mA
|
20mA
|
|
2 Leds vermelhos e
dois verde =
Circuito
– 4b
|
Valor
medido
|
Valor
Calculado
|
Erro
(%)
|
VFonte
|
12
volts
|
12
volts
|
|
ITotal
|
22
mA
|
20
mA
|
|
R
|
500Ω
|
220Ω
|
|
VR
|
5volts
|
4,4volts
|
|
VLed1
|
1,8volts
|
1,7volts
|
|
VLed2
|
1,8volts
|
1,7volts
|
|
VLed3
|
2,2volts
|
2,1volts
|
|
VLed4
|
2,2volts
|
2,1volts
|
|
IR
|
22mA
|
2,1volts
|
|
ILed
|
22mA
|
20mA
|
|
Circuito
– 4C
|
Valor
Medido
|
Valor
Calculado
|
Erro(%)
|
Vfonte
|
12
volts
|
12volts
|
|
ITotal
|
66mA
|
80mA
|
|
R
|
1,1KΩ
|
500Ω
|
|
VR
|
7volts
|
9,9volts
|
|
VLed
|
3volts
|
2,1volts
|
|
IR
|
60mA
|
80mA
|
|
Iled1
|
20mA
|
20mA
|
|
ILed2
|
19mA
|
20mA
|
|
ILed3
|
18mA
|
20mA
|
|
ILed4
|
19mA
|
20mA
|
|
CONCLUSÃO
Através
do experimento pode-se ter uma compreensão mais concreta do
funcionamento de um circuito elétrico. Pode-se comparar e analisar
as diferenças entre associações em série e em paralelo, e
calcular as resistências equivalentes. Também por meio desse
aprendeu-se a manusear instrumentos de medição elétrica
(voltímetro e amperímetro).
Apesar das
dificuldades para se efetuar as medições de corrente e tensão nos
circuitos, por causa da qualidade ruim de precisão do multimetro e
das poucas aulas práticas tivemos sucesso nas montagens e aprendemos
e revemos muitos conceitos das aulas teóricas.
ANEXO
01 – FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário