Trabalho de Eletricidade | |||||
INTRODUÇÃO
De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.
Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.
Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por:
I = V/R
Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts (V).
Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação:
V= RxI
A maioria dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamados de resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que obedece ao gráfico a seguir:
Existem diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de carvão (utilizados no experimento) que se identificam por um código de cores que é conhecido comercialmente. A resistência é medida em ohms (Ω).
Os resistores podem ser associados de diferentes formas:
- SÉRIE:
Na associação de resistores em série, dois ou mais resistores são ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da associação é a mesma. Neste tipo de associação, a resistência equivalente é sempre maior que qualquer das resistências individuais. Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente através da equação:
- PARALELO
Na associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é diferente (1ª Lei de Kirschoff).
Tensão e intensidade de corrente elétrica podem ser mensuradas. A tensão é medida com o voltímetro e intensidade de corrente elétrica é medida com o amperímetro. Cada um dos aparelhos tem sua peculiaridade e posição para serem montados no circuito. O amperímetro deve ser ligado em série. Por esse motivo, um amperímetro ideal deve ter resistência interna nula. O voltímetro deve ser ligado em paralelo. Aliado a esse motivo, concluiu-se que um voltímetro ideal deve apresentar resistência interna infinita.
RESUMO
O presente experimento consiste na abordagem dos elementos básicos de circuitos elétricos, bem como na montagem de um circuito elétrico simples em que foi empregado o uso de uma placa protoboard,resistores de carvão, pilhas e fios condutores. O circuito contém associações em série e em paralelo dos resistores constituintes do circuito. Após a montagem do circuito, foram realizadas várias medições das tensões existentes no circuito e das correntes presentes nos nós. Com o intuito de analisar os valores obtidos experimentalmente assim como os valores teóricos obtidos através de equações matemáticas, montaram-se duas tabelas com os parâmetros físicos analisados com seus respectivos valores. Após a construção das tabelas foi possível realizar uma análise criteriosa dos dados, verificando assim as possíveis diferenças entre os valores experimentais e teóricos, possibilitando tirar conclusões a respeito dos valores experimentais e teóricos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais:
> Uma placa protoboard;
>Uma fonte de 12 volts e uma de 9 volts;
>12 resistores de carvão com resistência de 1KΩ a 470KΩ
>03 leds vermelho e 3 leds verde,
>Fios condutores encapados;
>Um multimetro: e etec.
Roteiro para realização do trabalho
Este roteiro possui orientações para a correta execução deste trabalho prático
Objetivos:
a) Verificar o funcionamento do voltímetro e sua conexão ao circuito;
b) Verificar o funcionamento do amperímetro e sua conexão ao circuito;
c) Verificar o funcionamento do ohmimetro ;
d) Verificar teoricamente e experimentalmente a Lei de Ohm;
e) Verificar teoricamente e experimentalmente as leis de kirchhoff
O trabalho consiste em:
„h Montar os circuitos abaixo no protoboard
„h Medir com o multímetros os valores ôhmicos, tensão e corrente conforme as tabelas abaixo
„h Fazer os cálculos propostos dos circuitos abaixo e preencher as tabelas
„h Gravar vídeos das práticas realizadas
„h Escrever o relatório do trabalho proposto
Materiais necessários
„h Fonte DC – ( você poderá utilizar um carregador de celular ou um eliminador de pilha)
„h Multímetro digital;
„h Protoboard;
„h Resistores de diversos valores. ( no mínimo 12 resistores de vários valores ,
Exemplos 10, 20, 47, 68, 100, 220, 470 ohms; 1k, 4,7k 10k, 52k, 100k ohms,
Atenção e necessário resistores com de potência de 1/4 de watts, 1/2 watts, 2 watts (totalizando 15 resistores – 4 de cada potência)
„h 3 Led’s de auto brilho de 5mm ( qualquer cor)
„h 3 Led’s difuso de 5mm ( qualquer cor)
Procedimentos
CÁLCULO DE ERRO
Quando precisamos calcular a diferença percentual (erro) entre um valor medido e um valor teórico, utilizamos a seguinte expressão:
ERRO % = Valor Medido – Valor teórico X 100
Valor Teórico
Se o resultado obtido for negativo, significa que o valor medido é menor que o valor teórico, logo, Se o resultado da expressão for positivo, significa que o valor medido é maior que o valor teórico.
Lembre-se: a resposta do cálculo de erro é em [ % ].
I. Tabela de resistores
Com os seus resistores preencha a tabela abaixo medindo cada resistor e verificando o código de cores,
Os valores dos resistores devem ser inseridos na tabela em ordem crescente, portanto R1 será o resistor com menor valor ôhmico e o resistor R12 o maior.
Valor nominal
|
Cores
|
Valor
medido
|
Erro
(%)
|
Potência
| |
R1
|
1KΩ
|
Marrom,preto,vermelho e dourado
|
990Ω
|
1,00%
| |
R2
|
1,5KΩ
|
Marrom, verde, vermelho e dourado
|
1,45kΩ
|
2,00%
| |
R3
|
2,2KΩ
|
Vermelho,vermelho,vermelho e dourado
|
2,1 kΩ
|
5,00%
| |
R4
|
2,7kΩ
|
Vermelho, violeta, vermelho e dourado
|
2,6 KΩ
|
5,00%
| |
R5
|
3,3kΩ
|
Laranja,laranja, vermelho e prata
|
3kΩ
|
10,00%
| |
R6
|
4,7kΩ
|
Amarelo, violeta, vermelho e dourado
|
4.5kΩ
|
2,00%
| |
R7
|
5,6kΩ
|
Verde, azul, vermelho e dourado
|
5,7kΩ
|
1,00%
| |
R8
|
10kΩ
|
Marrom, preto, laranja e dourado
|
9,98kΩ
|
2,00%
| |
R9
|
22kΩ
|
Vermelho, vermelho, laranja e dourado
|
21,6kΩ
|
4,00%
| |
R10
|
47kΩ
|
Amarelo, violeta, laranja e dourado
|
46kΩ
|
2,00%
| |
R11
|
53kΩ
|
Verde, laranja, laranja e ouro
|
52 KΩ
|
3,00%
| |
R12
|
10MΩ
|
Marrom, preto, azul e prata
|
9,9MΩ
|
10,00%
|
II. 1º circuito - circuito serie
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 1º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R1 e R3.
Tabela 2
Valor
medido
|
Valor
Calculado
|
Erro
(%)
| |
V fonte
|
7,4 volts
|
7,4V
| |
I total
|
104μA
|
111μA
| |
VR1
|
0,15 volts
|
0,165volts
| |
VR2
|
0,47 volts
|
0,525volts
| |
VR3
|
1,0 volts
|
1,11volts
| |
VR4
|
5,63volts
|
5,3volts
| |
IR1
|
104μA
|
111μA
| |
IR2
|
104μA
|
111μA
| |
IR3
|
104μA
|
111μA
| |
IR4
|
104μA
|
111μA
| |
RTotal
|
71KΩ
|
71,2kΩ
|
III. 2º circuito - circuito paralelo
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 2º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão no resistor R7.
R7=1500Ω,R6=4700Ω, R8=10kΩ e R5= 47kΩ
Valor
medido
|
Valor
calculado
|
Erro
(%)
| |
Vfonte
|
6,93volts
|
6,93mA
| |
Itotal
|
6,93mA
|
6,94mA
| |
VR7
|
6,93volts
|
6,93volts
| |
VR6
|
6,93volts
|
6,93volts
| |
VR8
|
6,93volts
|
6,93volts
| |
VR5
|
6,93volts
|
6,93volts
| |
IR7
|
4,615mA
|
4,612mA
| |
IR6
|
1,475mA
|
1,46mA
| |
IR8
|
0,692mA
|
0,693mA
| |
IR5
|
0,146mA
|
0,147mA
| |
RTotal
|
984Ω
|
999Ω
|
IV. 3º circuito - circuito misto
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 3º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R2 e R5.
Valor
Medido
|
Valor
Calculado
|
Erro(%
| |
Vfonte
|
12v
| ||
Itotal
|
437µA
| ||
VR5
|
850mV
| ||
VR6
|
850mV
| ||
VR1
|
438mV
| ||
VR7
|
10,05V
| ||
VR8
|
1,5V
| ||
VR9
|
1,5V
| ||
VR10
|
7,4V
| ||
VR3
|
433mV
| ||
VR4
|
696mV
| ||
VR2
|
657mV
| ||
IR5
| |||
IR6
| |||
IR1
| |||
IR7
| |||
IR8
| |||
IR9
| |||
IR10
| |||
IR3
| |||
IR4
| |||
IR2
| |||
RTOTAL
|
27,37KΩ
|
V. 4º circuito - circuito led
Para ligar um LED correctamente temos de seguir as especificações de polaridade e ligar uma resistência em série, caso contrario o led irá queimar instantaneamente, então deve-se calcular o valor da resistência. Para determinar o valor deste resistor é fácil. Basta subtrair da tensão de alimentação (V), a tensão sobre o LED (Vled) e dividir o resultado pela corrente que dê um bom brilho (20 mA = 0,02 A). A tensão do LED vermelho é 1,7 V, amarelo = 2 V e verde = 2,1 V. veja a tabela abaixo:
Circuito – 4a
|
Valor
medido
|
Valor
calculado
|
Erro (%)
|
Vfonte
|
7,04 volts
|
7,04 volts
| |
ITotal
|
30mA
|
20 mA
| |
R
|
1kΩ
|
245Ω
| |
VR
|
4,46 volts
|
6,8 volts
| |
VLed
|
2,5volts
|
2,1volts
| |
IR
|
28mA
|
28mA
| |
ILed
|
22mA
|
20mA
|
2 Leds vermelhos e dois verde =
Circuito – 4b
|
Valor
medido
|
Valor
Calculado
|
Erro (%)
|
VFonte
|
12 volts
|
12 volts
| |
ITotal
|
22 mA
|
20 mA
| |
R
|
500Ω
|
220Ω
| |
VR
|
5volts
|
4,4volts
| |
VLed1
|
1,8volts
|
1,7volts
| |
VLed2
|
1,8volts
|
1,7volts
| |
VLed3
|
2,2volts
|
2,1volts
| |
VLed4
|
2,2volts
|
2,1volts
| |
IR
|
22mA
|
2,1volts
| |
ILed
|
22mA
|
20mA
|
Circuito – 4C
|
Valor
Medido
|
Valor
Calculado
|
Erro(%)
|
Vfonte
|
12 volts
|
12volts
| |
ITotal
|
66mA
|
80mA
| |
R
|
1,1KΩ
|
500Ω
| |
VR
|
7volts
|
9,9volts
| |
VLed
|
3volts
|
2,1volts
| |
IR
|
60mA
|
80mA
| |
Iled1
|
20mA
|
20mA
| |
ILed2
|
19mA
|
20mA
| |
ILed3
|
18mA
|
20mA
| |
ILed4
|
19mA
|
20mA
|
CONCLUSÃO
Através do experimento pode-se ter uma compreensão mais concreta do funcionamento de um circuito elétrico. Pode-se comparar e analisar as diferenças entre associações em série e em paralelo, e calcular as resistências equivalentes. Também por meio desse aprendeu-se a manusear instrumentos de medição elétrica (voltímetro e amperímetro).
Apesar das dificuldades para se efetuar as medições de corrente e tensão nos circuitos, por causa da qualidade ruim de precisão do multimetro e das poucas aulas práticas tivemos sucesso nas montagens e aprendemos e revemos muitos conceitos das aulas teóricas.
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