sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

trabalho de eletricidade basica



Trabalho de Eletricidade













INTRODUÇÃO
De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.
Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.
Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por:
I = V/R
Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts (V).
Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação:
V= RxI
A maioria dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamados de resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que obedece ao gráfico a seguir:

Existem diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de carvão (utilizados no experimento) que se identificam por um código de cores que é conhecido comercialmente. A resistência é medida em ohms (Ω).
Os resistores podem ser associados de diferentes formas:
  • SÉRIE:
Na associação de resistores em série, dois ou mais resistores são ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da associação é a mesma. Neste tipo de associação, a resistência equivalente é sempre maior que qualquer das resistências individuais. Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente através da equação:

  • PARALELO
Na associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é diferente (1ª Lei de Kirschoff).

Tensão e intensidade de corrente elétrica podem ser mensuradas. A tensão é medida com o voltímetro e intensidade de corrente elétrica é medida com o amperímetro. Cada um dos aparelhos tem sua peculiaridade e posição para serem montados no circuito. O amperímetro deve ser ligado em série. Por esse motivo, um amperímetro ideal deve ter resistência interna nula. O voltímetro deve ser ligado em paralelo. Aliado a esse motivo, concluiu-se que um voltímetro ideal deve apresentar resistência interna infinita.
RESUMO
O presente experimento consiste na abordagem dos elementos básicos de circuitos elétricos, bem como na montagem de um circuito elétrico simples em que foi empregado o uso de uma placa protoboard,resistores de carvão, pilhas e fios condutores. O circuito contém associações em série e em paralelo dos resistores constituintes do circuito. Após a montagem do circuito, foram realizadas várias medições das tensões existentes no circuito e das correntes presentes nos nós. Com o intuito de analisar os valores obtidos experimentalmente assim como os valores teóricos obtidos através de equações matemáticas, montaram-se duas tabelas com os parâmetros físicos analisados com seus respectivos valores. Após a construção das tabelas foi possível realizar uma análise criteriosa dos dados, verificando assim as possíveis diferenças entre os valores experimentais e teóricos, possibilitando tirar conclusões a respeito dos valores experimentais e teóricos.



MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais:
> Uma placa protoboard;

>Uma fonte de 12 volts e uma de 9 volts;

>12 resistores de carvão com resistência de 1KΩ a 470KΩ

>03 leds vermelho e 3 leds verde,

>Fios condutores encapados;

>Um multimetro: e etec.






















Roteiro para realização do trabalho
Este roteiro possui orientações para a correta execução deste trabalho prático
Objetivos:
a) Verificar o funcionamento do voltímetro e sua conexão ao circuito;
b) Verificar o funcionamento do amperímetro e sua conexão ao circuito;
c) Verificar o funcionamento do ohmimetro ;
d) Verificar teoricamente e experimentalmente a Lei de Ohm;
e) Verificar teoricamente e experimentalmente as leis de kirchhoff

O trabalho consiste em:
h Montar os circuitos abaixo no protoboard
h Medir com o multímetros os valores ôhmicos, tensão e corrente conforme as tabelas abaixo
h Fazer os cálculos propostos dos circuitos abaixo e preencher as tabelas
Gravar vídeos das práticas realizadas
Escrever o relatório do trabalho proposto

Materiais necessários
h Fonte DC – ( você poderá utilizar um carregador de celular ou um eliminador de pilha)
h Multímetro digital;
h Protoboard;
h Resistores de diversos valores. ( no mínimo 12 resistores de vários valores ,

Exemplos 10, 20, 47, 68, 100, 220, 470 ohms; 1k, 4,7k 10k, 52k, 100k ohms,
Atenção e necessário resistores com de potência de 1/4 de watts, 1/2 watts, 2 watts (totalizando 15 resistores – 4 de cada potência)
h 3 Led’s de auto brilho de 5mm ( qualquer cor)
h 3 Led’s difuso de 5mm ( qualquer cor)














Procedimentos
CÁLCULO DE ERRO
Quando precisamos calcular a diferença percentual (erro) entre um valor medido e um valor teórico, utilizamos a seguinte expressão:
ERRO % = Valor Medido – Valor teórico X 100
Valor Teórico
Se o resultado obtido for negativo, significa que o valor medido é menor que o valor teórico, logo, Se o resultado da expressão for positivo, significa que o valor medido é maior que o valor teórico.
Lembre-se: a resposta do cálculo de erro é em [ % ].















I. Tabela de resistores
Com os seus resistores preencha a tabela abaixo medindo cada resistor e verificando o código de cores,
Os valores dos resistores devem ser inseridos na tabela em ordem crescente, portanto R1 será o resistor com menor valor ôhmico e o resistor R12 o maior.


Valor nominal

   Cores
Valor
medido
Erro
(%)
 Potência
R1
1KΩ
Marrom,preto,vermelho e dourado
990Ω
1,00%

R2
1,5KΩ
Marrom, verde, vermelho e dourado
1,45kΩ
2,00%

R3
2,2KΩ
Vermelho,vermelho,vermelho e dourado
2,1 kΩ
5,00%

R4
2,7kΩ
Vermelho, violeta, vermelho e dourado
 2,6 KΩ
5,00%

R5
3,3kΩ
Laranja,laranja, vermelho e prata
3kΩ
10,00%

R6
4,7kΩ
Amarelo, violeta, vermelho e dourado
4.5kΩ
2,00%

R7
5,6kΩ
Verde, azul, vermelho e dourado
5,7kΩ
1,00%

R8
10kΩ
Marrom, preto, laranja e dourado
9,98kΩ
2,00%

R9
22kΩ
Vermelho, vermelho, laranja e dourado
21,6kΩ
4,00%

R10
47kΩ
Amarelo, violeta, laranja e dourado
46kΩ
2,00%

R11
53kΩ
Verde, laranja, laranja e ouro
52 KΩ
3,00%

R12
10MΩ
Marrom, preto, azul e prata
 9,9MΩ
10,00%



II. 1º circuito - circuito serie
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 1º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R1 e R3.






























Tabela 2



 Valor
medido
 Valor
Calculado
 Erro
(%)
V fonte
7,4 volts
7,4V

I total
104μA
111μA

VR1
0,15 volts
0,165volts

VR2
0,47 volts
0,525volts

VR3
1,0 volts
1,11volts

VR4
5,63volts
5,3volts

IR1
104μA
111μA

IR2
104μA
111μA

IR3
104μA
111μA

IR4
104μA
111μA

RTotal
71KΩ
71,2kΩ
















III. 2º circuito - circuito paralelo
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 2º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão no resistor R7.






R7=1500Ω,R6=4700Ω, R8=10kΩ e R5= 47kΩ

















Valor
medido
Valor
calculado
Erro
(%)
Vfonte
6,93volts
6,93mA

Itotal
6,93mA
6,94mA

VR7
6,93volts
6,93volts

VR6
6,93volts
6,93volts

VR8
6,93volts
6,93volts

VR5
6,93volts
6,93volts

IR7
4,615mA
4,612mA

IR6
1,475mA
1,46mA

IR8
0,692mA
0,693mA

IR5
0,146mA
0,147mA

RTotal
984Ω
999Ω





IV. 3º circuito - circuito misto
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 3º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R2 e R5.







Valor
Medido
Valor
Calculado
Erro(%
Vfonte
12v


Itotal
437µA


VR5
850mV


VR6
850mV


VR1
438mV


VR7
10,05V


VR8
1,5V


VR9
1,5V


VR10
7,4V


VR3
433mV


VR4
696mV


VR2
657mV


IR5



IR6



IR1



IR7



IR8



IR9



IR10



IR3



IR4



IR2



RTOTAL
27,37KΩ







V. 4º circuito - circuito led
Para ligar um LED correctamente temos de seguir as especificações de polaridade e ligar uma resistência em série, caso contrario o led irá queimar instantaneamente, então deve-se calcular o valor da resistência. Para determinar o valor deste resistor é fácil. Basta subtrair da tensão de alimentação (V), a tensão sobre o LED (Vled) e dividir o resultado pela corrente que dê um bom brilho (20 mA = 0,02 A). A tensão do LED vermelho é 1,7 V, amarelo = 2 V e verde = 2,1 V. veja a tabela abaixo:







Circuito – 4a
Valor
medido
Valor
calculado
Erro (%)
Vfonte
7,04 volts
7,04 volts

ITotal
30mA
20 mA

R
1kΩ
245Ω

VR
4,46 volts
6,8 volts

VLed
2,5volts
2,1volts

IR
28mA
28mA

ILed
22mA
20mA












2 Leds vermelhos e dois verde =
Circuito – 4b
Valor
medido
Valor
Calculado
Erro (%)
VFonte
12 volts
12 volts

ITotal
22 mA
20 mA

R
500Ω
220Ω

VR
5volts
4,4volts

VLed1
1,8volts
1,7volts

VLed2
1,8volts
1,7volts

VLed3
2,2volts
2,1volts

VLed4
2,2volts
2,1volts

IR
22mA
2,1volts

ILed
22mA
20mA

Circuito – 4C
Valor
Medido
Valor
Calculado
Erro(%)
Vfonte
12 volts
12volts

ITotal
66mA
80mA

R
1,1KΩ
500Ω

VR
7volts
9,9volts

VLed
3volts
2,1volts

IR
60mA
80mA

Iled1
20mA
20mA

ILed2
19mA
20mA

ILed3
18mA
20mA

ILed4
19mA
20mA











CONCLUSÃO
Através do experimento pode-se ter uma compreensão mais concreta do funcionamento de um circuito elétrico. Pode-se comparar e analisar as diferenças entre associações em série e em paralelo, e calcular as resistências equivalentes. Também por meio desse aprendeu-se a manusear instrumentos de medição elétrica (voltímetro e amperímetro).
Apesar das dificuldades para se efetuar as medições de corrente e tensão nos circuitos, por causa da qualidade ruim de precisão do multimetro e das poucas aulas práticas tivemos sucesso nas montagens e aprendemos e revemos muitos conceitos das aulas teóricas.




























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