| Trabalho de Eletricidade | |||||
INTRODUÇÃO
De uma maneira geral, denomina-se circuito elétrico o conjunto de caminhos que permitem a passagem de corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. Estes dispositivos podem ser os mais diversos: resistores, capacitores, diodos, receptores e etc.
Pelo circuito, percorre uma corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como um fluxo ordenado de elétrons (ou portadores de carga). Sabe-se que microscopicamente os elétrons se comportam de maneira caótica em um material ôhmico. Para organizar o fluxo de elétrons há a necessidade de uma fonte de tensão (ou diferença de potencial). Analogamente a mecânica, a tensão força os elétrons a se ordenarem no sentido de diminuição da energia (estabilidade). Por definição, o sentido da corrente elétrica é contrário ao sentido de movimento dos elétrons.
Matematicamente a intensidade de corrente elétrica é definida por:
I = V/R
Convencionou-se a representar a intensidade de corrente elétrica pela letra i. A unidade de i no SI é o Ampére (A). Para representar a tensão elétrica utiliza-se a letra U. A tensão elétrica é medida em Volts (V).
Tensão (U) e intensidade de corrente elétrica (i) se relacionam pela equação:
V= RxI
A maioria dos circuitos elétricos usa dispositivos elétricos chamados de resistores. Os resistores possuem uma resistência a tensão que obedece ao gráfico a seguir:
Existem diversos tipos de resistores, os mais comuns são os resistores de carvão (utilizados no experimento) que se identificam por um código de cores que é conhecido comercialmente. A resistência é medida em ohms (Ω).
Os resistores podem ser associados de diferentes formas:
- SÉRIE:
Na associação de resistores em série, dois ou mais resistores são ligados, de modo que só tenham em comum um único ponto par. Neste tipo de ligação, a corrente percorrida por todos os resistores da associação é a mesma. Neste tipo de associação, a resistência equivalente é sempre maior que qualquer das resistências individuais. Matematicamente, obtém-se a resistência equivalente através da equação:
- PARALELO
Na associação de resistores em paralelo, dois ou mais resistores são ligados de modo que todos estejam ligados ao mesmo nó. Neste tipo de associação, a corrente elétrica que percorre os resistores é diferente (1ª Lei de Kirschoff).
Tensão e intensidade de corrente elétrica podem ser mensuradas. A tensão é medida com o voltímetro e intensidade de corrente elétrica é medida com o amperímetro. Cada um dos aparelhos tem sua peculiaridade e posição para serem montados no circuito. O amperímetro deve ser ligado em série. Por esse motivo, um amperímetro ideal deve ter resistência interna nula. O voltímetro deve ser ligado em paralelo. Aliado a esse motivo, concluiu-se que um voltímetro ideal deve apresentar resistência interna infinita.
RESUMO
O presente experimento consiste na abordagem dos elementos básicos de circuitos elétricos, bem como na montagem de um circuito elétrico simples em que foi empregado o uso de uma placa protoboard,resistores de carvão, pilhas e fios condutores. O circuito contém associações em série e em paralelo dos resistores constituintes do circuito. Após a montagem do circuito, foram realizadas várias medições das tensões existentes no circuito e das correntes presentes nos nós. Com o intuito de analisar os valores obtidos experimentalmente assim como os valores teóricos obtidos através de equações matemáticas, montaram-se duas tabelas com os parâmetros físicos analisados com seus respectivos valores. Após a construção das tabelas foi possível realizar uma análise criteriosa dos dados, verificando assim as possíveis diferenças entre os valores experimentais e teóricos, possibilitando tirar conclusões a respeito dos valores experimentais e teóricos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais:
> Uma placa protoboard;
>Uma fonte de 12 volts e uma de 9 volts;
>12 resistores de carvão com resistência de 1KΩ a 470KΩ
>03 leds vermelho e 3 leds verde,
>Fios condutores encapados;
>Um multimetro: e etec.
Roteiro para realização do trabalho
Este roteiro possui orientações para a correta execução deste trabalho prático
Objetivos:
a) Verificar o funcionamento do voltímetro e sua conexão ao circuito;
b) Verificar o funcionamento do amperímetro e sua conexão ao circuito;
c) Verificar o funcionamento do ohmimetro ;
d) Verificar teoricamente e experimentalmente a Lei de Ohm;
e) Verificar teoricamente e experimentalmente as leis de kirchhoff
O trabalho consiste em:
„h Montar os circuitos abaixo no protoboard
„h Medir com o multímetros os valores ôhmicos, tensão e corrente conforme as tabelas abaixo
„h Fazer os cálculos propostos dos circuitos abaixo e preencher as tabelas
„h Gravar vídeos das práticas realizadas
„h Escrever o relatório do trabalho proposto
Materiais necessários
„h Fonte DC – ( você poderá utilizar um carregador de celular ou um eliminador de pilha)
„h Multímetro digital;
„h Protoboard;
„h Resistores de diversos valores. ( no mínimo 12 resistores de vários valores ,
Exemplos 10, 20, 47, 68, 100, 220, 470 ohms; 1k, 4,7k 10k, 52k, 100k ohms,
Atenção e necessário resistores com de potência de 1/4 de watts, 1/2 watts, 2 watts (totalizando 15 resistores – 4 de cada potência)
„h 3 Led’s de auto brilho de 5mm ( qualquer cor)
„h 3 Led’s difuso de 5mm ( qualquer cor)
Procedimentos
CÁLCULO DE ERRO
Quando precisamos calcular a diferença percentual (erro) entre um valor medido e um valor teórico, utilizamos a seguinte expressão:
ERRO % = Valor Medido – Valor teórico X 100
Valor Teórico
Se o resultado obtido for negativo, significa que o valor medido é menor que o valor teórico, logo, Se o resultado da expressão for positivo, significa que o valor medido é maior que o valor teórico.
Lembre-se: a resposta do cálculo de erro é em [ % ].
I. Tabela de resistores
Com os seus resistores preencha a tabela abaixo medindo cada resistor e verificando o código de cores,
Os valores dos resistores devem ser inseridos na tabela em ordem crescente, portanto R1 será o resistor com menor valor ôhmico e o resistor R12 o maior.
| 
Valor nominal | 
   Cores | 
Valor 
medido | 
Erro 
(%) | 
 Potência | |
| 
R1 | 
1KΩ | 
Marrom,preto,vermelho e dourado | 
990Ω | 
1,00% | |
| 
R2 | 
1,5KΩ | 
Marrom, verde, vermelho e dourado | 
1,45kΩ | 
2,00% | |
| 
R3 | 
2,2KΩ | 
Vermelho,vermelho,vermelho e dourado | 
2,1 kΩ | 
5,00% | |
| 
R4 | 
2,7kΩ | 
Vermelho, violeta, vermelho e dourado | 
 2,6 KΩ | 
5,00% | |
| 
R5 | 
3,3kΩ | 
Laranja,laranja, vermelho e prata | 
3kΩ | 
10,00% | |
| 
R6 | 
4,7kΩ | 
Amarelo, violeta, vermelho e dourado | 
4.5kΩ | 
2,00% | |
| 
R7 | 
5,6kΩ | 
Verde, azul, vermelho e dourado | 
5,7kΩ | 
1,00% | |
| 
R8 | 
10kΩ | 
Marrom, preto, laranja e dourado | 
9,98kΩ | 
2,00% | |
| 
R9 | 
22kΩ | 
Vermelho, vermelho, laranja e dourado | 
21,6kΩ | 
4,00% | |
| 
R10 | 
47kΩ | 
Amarelo, violeta, laranja e dourado | 
46kΩ | 
2,00% | |
| 
R11 | 
53kΩ | 
Verde, laranja, laranja e ouro | 
52 KΩ | 
3,00% | |
| 
R12 | 
10MΩ | 
Marrom, preto, azul e prata | 
 9,9MΩ | 
10,00% | 
II. 1º circuito - circuito serie
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 1º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R1 e R3.
Tabela 2
| 
 Valor 
medido | 
 Valor 
Calculado | 
 Erro 
(%) | |
| 
V fonte | 
7,4 volts | 
7,4V | |
| 
I total | 
104μA | 
111μA | |
| 
VR1 | 
0,15 volts | 
0,165volts | |
| 
VR2 | 
0,47 volts | 
0,525volts | |
| 
VR3 | 
1,0 volts | 
1,11volts | |
| 
VR4 | 
5,63volts | 
5,3volts | |
| 
IR1 | 
104μA | 
111μA | |
| 
IR2 | 
104μA | 
111μA | |
| 
IR3 | 
104μA | 
111μA | |
| 
IR4 | 
104μA | 
111μA | |
| 
RTotal | 
71KΩ | 
71,2kΩ | 
III. 2º circuito - circuito paralelo
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 2º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão no resistor R7.
R7=1500Ω,R6=4700Ω, R8=10kΩ e R5= 47kΩ
| 
Valor 
medido | 
Valor 
calculado | 
Erro 
(%) | |
| 
Vfonte | 
6,93volts | 
6,93mA | |
| 
Itotal | 
6,93mA | 
6,94mA | |
| 
VR7 | 
6,93volts | 
6,93volts | |
| 
VR6 | 
6,93volts | 
6,93volts | |
| 
VR8 | 
6,93volts | 
6,93volts | |
| 
VR5 | 
6,93volts | 
6,93volts | |
| 
IR7 | 
4,615mA | 
4,612mA | |
| 
IR6 | 
1,475mA | 
1,46mA | |
| 
IR8 | 
0,692mA | 
0,693mA | |
| 
IR5 | 
0,146mA | 
0,147mA | |
| 
RTotal | 
984Ω | 
999Ω | 
IV. 3º circuito - circuito misto
De posse dos resistores da tabela anterior monte o circuito abaixo no protoboard e preencha a tabela de resposta do 3º circuito abaixo. Atenção faça todos os cálculos para preencher a tabela.
Conecte a fonte de tensão nos resistores R2 e R5.
| 
Valor 
Medido | 
Valor 
Calculado | 
Erro(% | |
| 
Vfonte | 
12v | ||
| 
Itotal | 
437µA | ||
| 
VR5 | 
850mV | ||
| 
VR6 | 
850mV | ||
| 
VR1 | 
438mV | ||
| 
VR7 | 
10,05V | ||
| 
VR8 | 
1,5V | ||
| 
VR9 | 
1,5V | ||
| 
VR10 | 
7,4V | ||
| 
VR3 | 
433mV | ||
| 
VR4 | 
696mV | ||
| 
VR2 | 
657mV | ||
| 
IR5 | |||
| 
IR6 | |||
| 
IR1 | |||
| 
IR7 | |||
| 
IR8 | |||
| 
IR9 | |||
| 
IR10 | |||
| 
IR3 | |||
| 
IR4 | |||
| 
IR2 | |||
| 
RTOTAL | 
27,37KΩ | 
V. 4º circuito - circuito led
Para ligar um LED correctamente temos de seguir as especificações de polaridade e ligar uma resistência em série, caso contrario o led irá queimar instantaneamente, então deve-se calcular o valor da resistência. Para determinar o valor deste resistor é fácil. Basta subtrair da tensão de alimentação (V), a tensão sobre o LED (Vled) e dividir o resultado pela corrente que dê um bom brilho (20 mA = 0,02 A). A tensão do LED vermelho é 1,7 V, amarelo = 2 V e verde = 2,1 V. veja a tabela abaixo:
| 
Circuito – 4a | 
Valor 
medido | 
Valor 
calculado | 
Erro (%) | 
| 
Vfonte | 
7,04 volts | 
7,04 volts | |
| 
ITotal | 
30mA | 
20 mA | |
| 
R | 
1kΩ | 
245Ω | |
| 
VR | 
4,46 volts | 
6,8 volts | |
| 
VLed | 
2,5volts | 
2,1volts | |
| 
IR | 
28mA | 
28mA | |
| 
ILed | 
22mA | 
20mA | 
2 Leds vermelhos e dois verde =
| 
Circuito – 4b | 
Valor 
medido | 
Valor 
Calculado | 
Erro (%) | 
| 
VFonte | 
12 volts | 
12 volts | |
| 
ITotal | 
22 mA | 
20 mA | |
| 
R | 
500Ω | 
220Ω | |
| 
VR | 
5volts | 
4,4volts | |
| 
VLed1 | 
1,8volts | 
1,7volts | |
| 
VLed2 | 
1,8volts | 
1,7volts | |
| 
VLed3 | 
2,2volts | 
2,1volts | |
| 
VLed4 | 
2,2volts | 
2,1volts | |
| 
IR | 
22mA | 
2,1volts | |
| 
ILed | 
22mA | 
20mA | 
| 
Circuito – 4C | 
Valor 
Medido | 
Valor 
Calculado | 
Erro(%) | 
| 
Vfonte | 
12 volts | 
12volts | |
| 
ITotal | 
66mA | 
80mA | |
| 
R | 
1,1KΩ | 
500Ω | |
| 
VR | 
7volts | 
9,9volts | |
| 
VLed | 
3volts | 
2,1volts | |
| 
IR | 
60mA | 
80mA | |
| 
Iled1 | 
20mA | 
20mA | |
| 
ILed2 | 
19mA | 
20mA | |
| 
ILed3 | 
18mA | 
20mA | |
| 
ILed4 | 
19mA | 
20mA | 
CONCLUSÃO
Através do experimento pode-se ter uma compreensão mais concreta do funcionamento de um circuito elétrico. Pode-se comparar e analisar as diferenças entre associações em série e em paralelo, e calcular as resistências equivalentes. Também por meio desse aprendeu-se a manusear instrumentos de medição elétrica (voltímetro e amperímetro).
Apesar das dificuldades para se efetuar as medições de corrente e tensão nos circuitos, por causa da qualidade ruim de precisão do multimetro e das poucas aulas práticas tivemos sucesso nas montagens e aprendemos e revemos muitos conceitos das aulas teóricas.
 
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